Penápolis

Nesta Pagina

Penápolis  

    Penápolis é uma cidade na Região de Araçatuba, com uma população estimada em 63.047 Hab em 2018, e tem como simbolo o Ipê amarelo, possuindo até um vinho como homenagem, feito por uma vinícola que estará nesta mesma pagina, sendo a maior cidade dentre as que a cercam se tornando centro para comercio e o destino de muitos nos finais de semana.

  A História de Penápolis se inicia por volta de 1842, com o povoado de nosso senhor dos passos, que após instalações militares implantadas em 1860, recebeu o nome de colônia do Avanhandava, no qual foi a primeira presença do estado brasileiro na região, que através disso começou a implantar estradas para se facilitar o acesso e para estrategias militares, onde mais tarde em 1880, passou a receber um aumento populacional devido a busca por boas terras para o plantio e comércio de café, que estava sobe forte demanda no mercado interno e externo, causando o crescimento econômico da área.
   Em 1983, tentou se formar próximo Ribeirão do lajeado, porém não prosperou pois em 1986, umas das famílias mais influentes e prosperas foi massacrada por índios
   Em 1908, foi criado o Patrimônio de Santa Cruz Do Avanhandava, por terras doadas e a tomada da posse por Frei Bernardino de Lavale.
   Em 1909, foi criado o distrito de paz de Penápolis, que pertencia ao município e comarca de São José do Rio Preto.
   Em  1913 o distrito de paz de Penápolis, foi elevado a Município e em 1917 se tornou uma Comarca.

Foto do calçadão de Penápolis um bom lugar para se sentar e curtir a noite 



Santuário São Francisco de Assis

canon eos rebel t6

   A História do Santuário é um tanto longa, com varias construções e reformas, mas, teve sua construção por volta de 1909 quando Frei Domingos de Riese, lançou no local a primeira pedra, do convento e da igreja, as classes da escola fundada pelos Freis passaram a funcionar no novo conjunto e em 1910 a obra foi inaugurada. Em 1912  o P. Frei Afonso de Condino, benzia a primeira pedra do novo colégio inaugurado em 1913.
   A atual matriz foi lançada em 1916 por ter-se tornado a igreja pequena de mais, foi abençoado a pedra fundamental de um novo templo por, Frei Domingos de Riese, Frei Ricardo de Deno e Frei Ricardo de Vezzano. Em 1917 foram abertas ao público a Capela-mor e dois altares laterais, porem obras de detalhes inacabados por faltas de fundos, que foram retomados em 1920.
   O alicerce da torre da igreja foi benzido em 1947, e inaugurada em 1954, com uma cruz no topo com cerda de, 4 metros de altura e 2,10 metros de braços pesando 120Kg que havia sido colocada em 1953.
   Em 1955, Dom Henrique Gelain confere o título de Santuário á Paróquia de Penápolis, e o templo passa por novas reformas, sendo elas concluídas em 1980 e a igreja inaugurada na noite de natal do mesmo ano. Em 1992 todo o interior do templo foi pintado sendo acrescentado novos modelos de vitrais e alguns detalhes sendo substituídos, tendo também obras de concluídas em 1998, no salão paroquial e a nova escadaria do santuário. (a igreja como conhecemos hoje, em seu interior, já era vista em 1995)
   Em 1999 foram feitas a nova secretaria paroquial e a nova entrada para o convento bem como uma nova pintura no santuário e no convento. Atualmente a igreja funciona normalmente, e tem pequenas reformas sem que substituam grandes aspectos visuais.




Interior da Igreja
 
Vista da torre parte de trás

Vinícola Ferracini 


   Foi fundada em 2014, se tornando não apenas a primeira vinícola da região noroeste do estado de São Paulo, como um grande ponto turístico da região, tanto para os amantes de vinho, quanto para curiosos. Foi inaugurada por volta do dia 15 de novembro em 2016 é aberta ao publico e a visitantes, com atendentes simpáticas e educadas é possível comprar produtos da marca no local, ou agendar um visita para saber mais sobre o lugar e o processo de fabricação, com direito a degustação de vinhos.

Parte Subterrânea
lugar bem escuro para minha canon t6 com a lente do kit rs

Vista de dentro para a entrada
canon t6

Plantio de uva
foto canon t6 apenas um fotografo amador blog

 Parte interna do grande salão utilizado para festas e eventos 
fotografado com canon t6

Ponte da Bete



   A ponte da Bete, ou, antiga ponte da Bete ou ainda, ponte da Better, chamada de diferentes maneiras por diferentes pessoas, fica sobre uma parte do rio Tietê, onde geralmente é atribuída a cidade de Penápolis, como também a cidade de Glicério, sendo que, uma margem pertence a Penápolis e a outra a Glicério, portanto não irei destingir como sendo de uma cidade ou de outra.
   Por hora não encontrei muitas informações para compartilhar sobre a ponte, mas o local tem um bar em cada margem, que são frequentados por diversas pessoas nos finais de semana, e principalmente por pescadores que pescam no rio.

Confira um Video Sobre o local




Fotos da margem do lado de Penápolis  


LINKS 
Visitem minhas redes sociais



Fontes e Outros
Prefeitura de Penapolis

Comentários

Popular Posts